Entra em contacto
Licenciatura em Famácia

Licenciatura em Farmácia

A Licenciatura em Farmácia pretende formar profissionais habilitados na área da farmácia, do Medicamento e dos Produtos de Saúde, dotando-os com conhecimentos teóricos e práticos.

4 Anos
240 ects
Diurno
Coordenadores

Perspetivas de Empregabilidade:

A taxa de empregabilidade tem mostrado que o curso oferece grandes oportunidades no mercado de trabalho a nível nacional e internacional com uma taxa desemprego nula e uma escassez de profissionais para responder às necessidades do mercado.

A Licenciatura em Farmácia pretende formar profissionais habilitados na área da farmácia, do Medicamento e dos Produtos de Saúde, dotando-os com conhecimentos teóricos e práticos, e competências que permitam um desempenho profissional em todas as etapas do circuito do medicamento, desde o seu desenvolvimento e conceção, até à dispensa ao doente. Com o plano de estudos proposto, aspira-se ainda o desenvolvimento de profissionais com motivação para a investigação, intervenção na comunidade e empreendedorismo.

O plano de estudos altamente prático e focado na área científica de Farmácia permite capacitar os estudantes a intervir nos diferentes níveis de atuação do circuito do medicamento e produtos de saúde: Farmácia Hospitalar, Farmácia Comunitária, Indústria farmacêutica, entre muitos outros.

Este ciclo de estudos inclui tanto formação teórica, como teórico-prática, prática laboratorial, práticas simuladas, orientação tutorial e estágios nos locais de intervenção do Licenciado em Farmácia. Esta diversidade de formação facilita a aquisição de conhecimentos teóricos e a sua integração prática e profissional, capacitando o futuro Licenciado em Farmácia a integrar equipas multidisciplinares e desempenhar funções com autonomia e responsabilidade. É estimulado o espírito critico e os estudantes são motivados para o desenvolvimento de atividades científicas, onde se promoverá a integração do aluno em equipas de investigação e de promoção da saúde.

A Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde Atlântica conta com um corpo docente altamente credenciado, jovem e dinâmico, orientado para a excelência e determinado em formar jovens Licenciados em Farmácia com autonomia profissional, sentido de responsabilidade e inquestionável qualidade na prestação de serviços.

O ciclo de estudos da Licenciatura em Farmácia enquadra-se no nível 6 do Quadro Europeu de Qualificações. Pretende:

  • Assegurar formação científica, técnica e humana, com vista a uma prestação profissional com autonomia técnica e responsabilidade na equipa de saúde em que se insere;
  • Promover competências e conhecimentos para o exercício da atividade profissional em todo o circuito do medicamento, desde investigação, dispensa, informação até ao aconselhamento;
  • Desenvolver competências científicas e interrelacionais que proporcionem uma visão holística dos cuidados de saúde, privilegiando a utilização racional do medicamento e produtos de saúde;
  • Desenvolver estudos e participar em projetos de investigação, potenciando a efetividade dos medicamentos e produtos de saúde e proporcionando melhor qualidade de vida e ganhos em saúde;
  • Formar licenciados em Farmácia responsáveis e eticamente comprometidos com a sua atividade profissional, com foco no planeamento, avaliação e promoção do seu desenvolvimento.
  • Unidades hospitalares públicas e privadas
  • Unidades Locais de Saúde
  • Clínicas privadas
  • Farmácias comunitárias
  • Farmácias militares
  • Farmácias prisionais
  • Postos de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (parafarmácias)
  • Laboratórios de indústria farmacêutica
  • Laboratórios universitários
  • Ensino e investigação

Decisão do CA – Novo ciclo de estudos

Relatório final da CAE – Novo ciclo de estudos

Decisão de apresentação de pronúncia – Novo ciclo de estudos

Solicitar Informações

Solicitar Informações sobre o curso:
Nome(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.