Licenciatura em Farmácia
A Licenciatura em Farmácia pretende formar profissionais habilitados na área da farmácia, do Medicamento e dos Produtos de Saúde, dotando-os com conhecimentos teóricos e práticos.
A Licenciatura em Farmácia pretende formar profissionais habilitados na área da farmácia, do Medicamento e dos Produtos de Saúde, dotando-os com conhecimentos teóricos e práticos.
A taxa de empregabilidade tem mostrado que o curso oferece grandes oportunidades no mercado de trabalho a nível nacional e internacional com uma taxa desemprego nula e uma escassez de profissionais para responder às necessidades do mercado.
A Licenciatura em Farmácia pretende formar profissionais habilitados na área da farmácia, do Medicamento e dos Produtos de Saúde, dotando-os com conhecimentos teóricos e práticos, e competências que permitam um desempenho profissional em todas as etapas do circuito do medicamento, desde o seu desenvolvimento e conceção, até à dispensa ao doente. Com o plano de estudos proposto, aspira-se ainda o desenvolvimento de profissionais com motivação para a investigação, intervenção na comunidade e empreendedorismo.
O plano de estudos altamente prático e focado na área científica de Farmácia permite capacitar os estudantes a intervir nos diferentes níveis de atuação do circuito do medicamento e produtos de saúde: Farmácia Hospitalar, Farmácia Comunitária, Indústria farmacêutica, entre muitos outros.
Este ciclo de estudos inclui tanto formação teórica, como teórico-prática, prática laboratorial, práticas simuladas, orientação tutorial e estágios nos locais de intervenção do Licenciado em Farmácia. Esta diversidade de formação facilita a aquisição de conhecimentos teóricos e a sua integração prática e profissional, capacitando o futuro Licenciado em Farmácia a integrar equipas multidisciplinares e desempenhar funções com autonomia e responsabilidade. É estimulado o espírito critico e os estudantes são motivados para o desenvolvimento de atividades científicas, onde se promoverá a integração do aluno em equipas de investigação e de promoção da saúde.
A Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde Atlântica conta com um corpo docente altamente credenciado, jovem e dinâmico, orientado para a excelência e determinado em formar jovens Licenciados em Farmácia com autonomia profissional, sentido de responsabilidade e inquestionável qualidade na prestação de serviços.
O ciclo de estudos da Licenciatura em Farmácia enquadra-se no nível 6 do Quadro Europeu de Qualificações. Pretende:
O Licenciado em Farmácia pode intervir na conceção, planeamento, organização, aplicação, avaliação e validação todas as fases do circuito do medicamento dos produtos de saúde e dos meios de diagnóstico, assegurando a sua utilização racional, qualidade e segurança, num espaço de intervenção próprio e autónomo, orientado para a promoção da saúde e para a prevenção e proteção da doença. Podem destacar-se como saídas profissionais:
Decisão do CA – Novo ciclo de estudos
Relatório final da CAE – Novo ciclo de estudos
Decisão de apresentação de pronúncia – Novo ciclo de estudos