Em Portugal, à semelhança da Europa, a cultura da qualidade tem-se expandido e conduzido as organizações de saúde na adoção de novas políticas de gestão e melhoria dos cuidados. A enfermagem tem vindo a ganhar visibilidade perante este paradigma, não só na liderança e implementação do processo de mudança organizacional, mas sobretudo na influência direta nas componentes criticas da qualidade dos cuidados.
Cabe aos enfermeiros fazer cumprir o desiderato da qualidade através da disseminação de boas práticas, para o qual o contributo académico é fundamental do ponto de vista investigativo e de divulgação, estimulando também nos estudantes o desenvolvimento contextualizado de competências de planeamento, intervenção e avaliação de práticas baseadas na evidência.
Neste sentido, a Universidade Atlântica assume-se como pioneira numa parceria com uma das mais influentes associações de enfermagem do mundo a Registered Nurses Association of Ontario, tornando-se assim a primeira Best Practice Spotlight Academic Organization de Portugal.
Através do Best Practice Guideline Program já foram produzidas em todo o mundo mais de 50 guias orientadoras de boas práticas, entre várias ferramentas de apoio à implementação, avaliação e tomada de decisão. O objetivo é tornar mais consistente a qualidade dos cuidados de enfermagem; divulgar a evidência científica das boas práticas; e, em última análise, mas não menos importante, influenciar políticas de saúde que maximizem os benefícios para os utentes, profissionais e organizações.
A uniformização e comparação de boas práticas, o alinhamento da profissão e do ensino de enfermagem com as expetativas internacionais, e a visibilidade e credibilidade científica, são apenas alguns dos benefícios provenientes de uma parceria desta natureza, que acrescem valor aos resultados obtidos em termos de qualidade esperada.
A 22 de Maio a Universidade Atlântica foi anfitriã da cerimónia de abertura e apresentação do programa, contando com a presença da Dr. Doris Grinspun (RNAO Chief Executive Officer) e Dr. Amália Rodrigues, Academic Leader do BPGP da Universidade do Chile
Coordenador de Projeto
Professora Elsa Monteiro, ESSATLA
Grupo de trabalho
Adelaide Silva, Especialista em Enfermagem de Reabilitação, CHLN-Hosp.Stª Maria
Flávio Redol, Especialista em Enfermagem de Reabilitação, SCML-Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão
Hugo Barros, Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Hospital Beatriz Angelo
Leonor Carvalho, Especialista em Enfermagem de Reabilitação, SCML-Hospital de Sant’ana
Pedro Teixeira, Especialista em Enfermagem de Reabilitação, CHLN-Hosp. Pulido Valente
Sandy Severino, Especialista em Enfermagem de Reabilitação, CHLC-Hosp Curry Cabral
Coordenador de Projeto
Professora Olga Valentim, ESSATLA
Grupo de trabalho
Alda Ramos, Diretora de Enfermagem, Casa de Saúde da Idanha
António Ferreira, Enfermeiro Coordenador, Casa de Saúde Telhal
Cândida Ferrito, Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária, IPL
Lídia Moutinho, Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
Luís Gens, Diretora de Enfermagem, Casa de Saúde do Telhal
Luís Godinho, Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Hospital Garcia de Orta
Margarida Tomás, Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Hospital Garcia de Orta
Coordenador de Projeto
Professora Fátima Frade, Doutora em Ciências Sociais, ESSATLA
Grupo de trabalho
Andreia Nunes, Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, CHLC
Fátima Pereira, Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, CHLO
Márcia Fernandes, Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, CHLO
Margarida Fernandes, Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, CHLO
Coordenador de Projeto
Professora Cristiana Firmino, ESSATLA
Grupo de trabalho
Fátima Frade, Doutora em Ciências Sociais, ESSATLA
Cristiana Firmino, Doutoranda em Ciências da Educação, ESSATLA
Maria João Santos, Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, ESSATLA
Olga Valentim, Doutora em Enfermagem, ESSATLA
Sandy Severino, Especialista em Enfermagem de Reabilitação, ESSATLA
Professor Elsa Monteiro
Finalidade e Âmbito
A finalidade da implementação desta guideline no currículo do curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) é desenvolver/melhorar a confiança, o conhecimento, as habilidades e competências de todos os estudantes na identificação do risco de queda em pessoas adultas e idosas, nos estabelecimentos de saúde e definir um plano de cuidados de modo a previr a ocorrência de quedas. A guideline Prevention of falls and fall injuries in the older adult aplica-se nas áreas de prática clínica, como unidades de cuidados agudos e cuidados de longa duração. Neste sentido, pretende-se que esta guideline ajude a preparar/capacitar os estudantes do CLE para a prevenção de quedas em adultas e idosas em contexto clínico, de modo a que sejam capazes de:
– Identificar os fatores de risco de quedas em pessoas adultas e idosas
– Definir um diagnóstico de risco de queda acurado à situação clínica da pessoa adulta e idosa
– Estabelecer e implementar um plano de cuidados adequado à situação clínica da pessoa adulta e idosa
Coordenador de Projeto
Professora Olga Valentim
Finalidade e Âmbito
Os problemas derivados do uso de substâncias podem ocorrer em qualquer idade, mas geralmente começam na adolescência (SICAD, 2016; WHO, 2014). Em determinadas situações e dependendo do tipo de substâncias consumidas, o uso de substâncias pode levar a problemas físicas, psicológicos e sociais em indivíduos, independentemente do seu status socioeconómico ou da sua localização geográfica.
As diretrizes de melhores práticas são desenvolvidas sistematicamente para ajudar os enfermeiros e a equipe interprofissional a tomar decisões sobre cuidados de saúde apropriados.
A Guideline Engaging Clients Who Use Substances apresenta recomendações baseadas em evidências, relacionadas à avaliação e intervenção para pessoas com 11 anos ou mais anos que usam substâncias e podem estar em risco ou ter um transtorno por uso de substâncias. Ainda incluí recomendações de educação, organização e políticas para melhorar o acesso aos cuidados a estas pessoas.
Esta diretriz é projetada para se aplicar a todos os cenários de prática e em todos os domínios da prática de enfermagem – incluindo clínica, gestão e educação. Neste sentido, pretende-se capacitar os estudantes do CLE a tornarem-se mais confiantes e competentes ao cuidar de pessoas que usam substâncias, relativamente à triagem, avaliação e intervenção na gestão do uso de substâncias e transtornos por uso de substâncias.
A implementação desta guideline no currículo do curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), pretende, assim, ir ao encontro do preconizado pela ESSATLA sobre o perfil de competências do licenciado em enfermagem.
Coordenador de Projeto
Professora Cristiana Firmino
Finalidade e Âmbito
Esta guideline foi desenvolvida com o objetivo de emitir recomendações baseadas na evidência, que sustentem e promovam o processo de aplicação do conhecimento dos estudantes de enfermagem numa variedade de ambientes e contextos de aprendizagem.
Estas linhas orientadores exploram as relações entre estudantes, professores, orientadores de ensino clínico, enfermeiros e outros membros das organizações de saúde, baseando as suas recomendações na qualidade da educação e na excelência dos cuidados de enfermagem.
A guideline constitui-se como um documento facilitador do desenvolvimento e avaliação de procedimentos, protocolos, programas e políticas educacionais baseadas na melhor evidência científica. A sua implementação considera a inclusão dos principais atores envolvidos no ensino e no desenvolvimento da profissão da enfermagem: instituições académicas; instituições prestadoras de cuidados de saúde; e decisores políticos.
Este projeto engloba a disseminação do conhecimento produzido, o que permitirá articular os indicadores de resultado da guideline com metas investigativas.
Coordenador de Projeto
Professora Fátima Frade