Entra em contacto
vestibular-1

Introdução à Fisioterapia Vestibular

A Reabilitação Vestibular (RV) começou a ser desenvolvida nos anos 40 por Cooksey, um fisioterapeuta, e Cawthorne, um otorrinolaringologista, através de exercícios para melhorar a função e diminuir os sintomas em pessoas com tonturas e alterações de movimento de origem vestibular.

Ana Rita Póvoa dos Santos Marques Correia e Diogo João Alves Tomás
estudosposgraduados@uatlantica.pt
data a definir
6ª feira – online (módulo de Anatomofisiopatologia e Mecanismos de Compensação Vestibular) Sábado – presencial
12 h
150 € (Desconto para antigos alunos, Orientadores de Estágio e Docentes em Fisioterapia – 15%)
PT
Atlântica

A utilização de RV tem crescido exponencialmente nos últimos 30 anos, sendo o tratamento gold-standard para várias disfunções vestibulares.

Os fisioterapeutas, como especialistas do movimento, são os profissionais de saúde de eleição para observar os défices de movimento e fornecer um programa de exercícios individualizado para modificar a disfunção do movimento e controlo postural.

Como tal, é essencial que os fisioterapeutas possuam os conhecimentos básicos imprescindíveis para a avaliação e encaminhamento de um utente com disfunção vestibular, bem como incorporar na prática clínica global o conhecimento base deste sistema.

Objectivos Gerais

Adquirir conhecimentos teórico-práticos para a avaliação e tratamento de perturbações de origem vestibular baseada na evidência científica.

Objectivos Específicos

Compreender os mecanismos anatomofisiológicos e fisiopatológicos associados ao funcionamento vestibular.

Compreender os mecanismos de compensação vestibular.

Adquirir competências de avaliação diferencial de vestibulopatias de origem periférica e central.

Conhecer e compreender estratégias, instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção em Fisioterapia Vestibular.

Adquirir competências básicas de raciocínio clínico com base em casos reais de disfunções vestibulares.

Anatomofisiopatologia e Mecanismos de Compensação Vestibular.

Avaliação em Fisioterapia Vestibular.

Intervenção, Técnicas e Equipamentos da Fisioterapia Vestibular.

Construção de Raciocínio Clínico através de discussão de casos clínicos.

Dias 3 e 4 de novembro de 2023

Sexta-feira – aulas online, duração de 4 horas – das 14h00 às 18h00

Sábado – aulas em regime presencial, duração de 8 horas – das 09h00 às 18h00 com pausa de 1 hora para almoço

O curso será desenvolvido por 7 formadores especializados na área:

Ana Paula Azevedo – Licenciada em Fisioterapia e Mestre em Medicina Tradicional Chinesa - membro do grupo de Trabalho em Fisioterapia Vestibular da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Anabela Correia – Licenciada em Fisioterapia e Mestre em Fisioterapia - membro do grupo de Trabalho em Fisioterapia Vestibular da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Armanda Cabral – Licenciada em Fisioterapia e Mestre em Actividade Física na Terceira Idade - membro do grupo de Trabalho em Fisioterapia Vestibular da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Cláudia Costa – Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Ciências da Fisioterapia e Doutoranda em Neurociências - membro do grupo de Trabalho em Fisioterapia Vestibular da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Joana Jordão – Licenciada em Fisioterapia - membro do grupo de Trabalho em Fisioterapia Vestibular da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Rita Póvoa – Licenciada em Fisioterapia e Mestre em Treino de Alto Rendimento - membro do grupo de Trabalho em Fisioterapia Vestibular da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Teresa Benzinho – Licenciada em Fisioterapia e Mestre em Neurociências - membro do grupo de Trabalho em Fisioterapia Vestibular da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Alunos finalistas da Licenciatura em Fisioterapia (4º ano) e atuais Fisioterapeutas.

Inscrições até dia 25 de outubro de 2023
Datas do curso: 03 e 04 de novembro de 2023

Solicitar Informações

Solicitar Informações sobre o curso:
Nome(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.