Entra em contacto
osteopatia

Licenciatura em Osteopatia

A Licenciatura em Osteopatia destaca-se pela componente prática, na qual os estudantes têm oportunidade de contactar com a realidade da prática nas diversas áreas de intervenção da Osteopatia.

4 anos
240 ects
Diúrno, Pós-Laboral
Coordenadores

Saídas Profissionais/Empregabilidade:

  • Gabinetes de Osteopatia
  • Centros e Clínicas de Reabilitação
  • Instituições desportivas
  • Health clubs e Ginásios
  • Serviço Domiciliário
  • Ensino e Investigação

A Licenciatura em Osteopatia tem como missão formar verdadeiros osteopatas. O curso destaca-se pela sua abordagem prática intensiva, tanto em sala de aula como nos estágios clínicos, nos quais os estudantes têm a oportunidade de contactar com a realidade da prática nas diversas áreas de intervenção, incluindo pediatria, materno-infantil, craniana, visceral, desporto e músculo-esquelética, entre outras.

Seguindo uma abordagem Biopsicossocial, adotamos um modelo de ensino centrado no estudante, utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas. Este modelo evolutivo integra as diferentes áreas de intervenção da osteopatia de forma curricular à medida que os estudantes adquirem conhecimento, estabelecendo uma constante ligação entre o conhecimento científico e a prática.

A integração funcional de conhecimentos na formação de osteopatas é fundamental para lidar com a variabilidade e a multidisciplinaridade. Reconhecemos que cada estudante aprende de forma única e tem preferências individuais ao longo do curso. Por isso, ao respeitar essa diversidade, atendemos às necessidades de aprendizagem individuais, enriquecendo e estimulando o percurso formativo em osteopatia.

O ingresso na Licenciatura em Osteopatia pode ser efetuado pelo Regime Geral e através de Concursos Especiais de Acesso, e Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.
Para candidatos no Regime Geral, são necessários os seguintes requisitos:

  • Aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação nacional ou estrangeira legalmente equivalente;
  • Realização das provas de ingresso exigidas para o curso, com classificação igual ou superior à mínima estabelecida.

Além do Regime Geral, existem concursos especiais destinados a candidatos com condições habilitacionais específicas, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior e promovendo uma lógica de aprendizagem ao longo da vida. Esses concursos incluem:

  • Adultos Maiores de 23 anos: Candidatos que tenham obtido aprovação em provas especialmente concebidas para avaliar a capacidade de frequentar o ensino superior.
  • Titulares de Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário: Candidatos que tenham concluído com sucesso cursos de dupla certificação de nível secundário, com aprovação em provas específicas.

Critérios de Ingresso

Exame nacional: 02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química (Despacho n.º 7681/2017 de
31 de agosto)

Prova de Acesso para Maiores de 23 anos: Instrodução à Biologia e ao Comportamento Humano.

Pré-Requisitos (opcional)

Grupo A - Comunicação Interpessoal

Prazos de Candidatura

Regime Geral

1ª fase: de 16/02/2026 a 31/07/2026;
2ª fase (vagas sobrantes): de 01/08/2026 a 21/08/2026;
3ª fase (vagas sobrantes): de 22/08/2026 a 18/09/2026;
4ª fase (vagas sobrantes): de 19/09/2026 a 09/10/2026.

Regime para Maiores de 23 anos e cursos profissionais

1ª fase: de 16/02/2026 a 27/02/2026;
2ª fase (vagas sobrantes): de 28/03/2026 a 24/04/2026;
3ª fase (vagas sobrantes): de 25/04/2026 a 29/05/2026;
4ª fase (vagas sobrantes): 30/05/2026 a 30/06/2026;
5ª fase (vagas sobrantes): 01/07/2026 a 31/08/2026;
6ª fase (vagas sobrantes): 01/09/2026 a 09/10/2026.

Concursos Especiais, Mudanças de Curso/Par Instituição, TCS

1ª fase: de 16/02/2026 a 03/04/2026;
2ª fase (vagas sobrantes): de 04/004/2026 a 29/05/2026;
3ª fase (vagas sobrantes): de 30/05/2026 a 03/07/2026;
4ª fase (vagas sobrantes): 04/07/2026 a 04/09/2026;
5ª fase (vagas sobrantes): 05/09/2026 a 09/10/2026;

O perfil de competências dos licenciados em Osteopatia está em conformidade com o conteúdo funcional estabelecido pela Portaria n.º 207-B/2014, que define as competências necessárias para a formação do osteopata.

Assim, ao concluir o ciclo de estudos, o osteopata estará capacitado para:

  • Realizar uma prática reflexiva, integrando conhecimentos de raciocínio e avaliação clínica;
  • Elaborar planos de intervenção adequados;
  • Selecionar e utilizar corretamente as técnicas terapêuticas;
  • Tomar decisões fundamentadas na evidência científica e nos princípios éticos e normativos da profissão;
  • Demonstrar interesse contínuo na aprendizagem e no desenvolvimento profissional, tanto no domínio científico como clínico;
  • Integrar numa equipa multidisciplinar de cuidados de saúde.

O processo de ensino-aprendizagem é desenvolvido de acordo com a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos e habilidades relacionais e deontológicas focadas na resolução de problemas clínicos e/ou de investigação no contexto da Osteopatia.

Os licenciados em Osteopatia da nossa instituição têm diversas oportunidades de emprego, incluindo:

  • Gabinetes de Osteopatia;
  • Centros e Clínicas de Reabilitação;
  • Instituições desportivas;
  • Health clubs e Ginásios;
  • Serviço Domiciliário;
  • Ensino e Investigação.

João Paulo Moita, Osteopata e Investigador em Dance Medicine and Science, Coordenador da Licenciatura em Osteopatia

Solicitar Informações

Solicitar Informações sobre o curso:

Este formulário destina-se apenas a candidatos nacionais ou residentes em Portugal há mais de 2 anos. Se é candidato internacional, por favor contacte o nosso International Office através do e-mail internationaloffice@uatlantica.pt para receber as informações adequadas ao seu processo de candidatura

Nome(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.