Entra em contacto
derma01

Pós-Graduação em Dermatofuncional

Pretende-se com esta Pós-graduação que os Fisioterapeutas se relacionem desde cedo com o conhecimento científico nesta área de intervenção, reunindo assim o conhecimento e competências necessárias ao nível da promoção, prevenção e intervenção na disfunção do sistema tegumentar, circulatório, linfático e endócrino-metabólico.

Coordenação: Lara Silva; Patrícia Melo
50 ects
estudosposgraduados@uatlantica.pt
6ª feira: 18h – 22h Sábado: 8/9h – 18h Domingo: 9h – 18h (um fim de semana/mês)
28 de setembro de 2023 a fevereiro de 2025
PT
375
Atlântica

Em Portugal, o processo de desenvolvimento académico na área da Dermatofuncional encontra-se num estado embrionário. A primeira formação surgiu apenas no ano de 2008 e em 2016 surgiu a primeira Pós-graduação na Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Lisboa, pela coordenação e docência externa das Fisioterapeutas Patrícia Melo e Jackeline Rangel.

Este evento académico representou um marco na história da Dermatofuncional em Portugal, uma vez que foi a primeira Escola a apostar em algo com este nível de cientificidade e dimensão académica.

No ano de 2018, a Faculdade do Porto lançou em simultâneo o primeiro Mestrado e Pós-graduação. Em Lisboa, neste mesmo período, apesar da escassez de formação a nível académico, o forte crescimento da área e reconhecimento por parte de outros profissionais foi notório, verificando-se que cada vez mais clínicas procuram fisioterapeutas academicamente habilitados nesta vertente da Fisioterapia.

Assim pretende-se com esta Pós-graduação que os Fisioterapeutas se relacionem desde cedo com o conhecimento científico nesta área de intervenção, reunindo assim o conhecimento e competências necessárias ao nível da promoção, prevenção e intervenção na disfunção do sistema tegumentar, circulatório, linfático e endócrino-metabólico.

No quadro atual de desafios crescentes, esta pós-graduação convida Fisioterapeutas e Professores de referência, com formação e experiência concordante com os objetivos e conteúdos lecionados, garantindo a adequação e atualização dos conteúdos programáticos das diferentes unidades curriculares.

Os ECT’S (European Credits Transfer Sistem) obtidos nesta pós-graduação estão de acordo com as normas do Processo de Bolonha, podendo assim ser futuramente creditados em outros cursos do ensino superior.

Objetivos Gerais

Desenvolver e capacitar os fisioterapeutas para uma atuação ao nível da avaliação, prevenção e tratamento das disfunções do sistema tegumentar, circulatório, linfático e endócrino-metabólico por meio de técnicas e recursos utilizados na Fisioterapia, baseando-se numa análise crítica da evidência científica na área da Dermatofuncional.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver conhecimentos sobre as várias áreas de intervenção da Fisioterapia Dermatofuncional e a importância de cada uma delas;
  • Desenvolver conhecimentos sobre a anatomo-fisiologia e fisiopatologia dos principais distúrbios tegumentares, endócrinos, circulatórios e linfáticos, assim como o papel preponderante do Fisioterapeuta Dermatofuncional
  • Desenvolver conhecimentos e competências sobre a intervenção da fisioterapia Dermatofuncional na atuação pré e pós-operatória e nas cirurgias plásticas estéticas e reconstrutivas;
  • Desenvolver conhecimentos e competências sobre a intervenção da fisioterapia Dermatofuncional na oncologia e queimados;
  • Desenvolver conhecimentos e competências sobre estratégias, métodos e protocolos de avaliação e tratamento nas mais variadas disfunções baseadas no raciocínio clínico do Fisioterapeuta;
  • Desenvolver competências para a adoção de uma prática baseada na evidência centrada na avaliação, medição e intervenção.
  • Desenvolver o pensamento e análise crítica reflexiva sobre a fisioterapia Dermatofuncional, baseada em evidência, métodos de investigação e comprovação científica.

A Pós-Graduação é destinada a Fisioterapeutas que pretendam desenvolver    conhecimentos e competências na área da Fisioterapia Dermatofuncional.

Solicitar Informações

Nome(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.